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Ações internas para colaboradores: por que e como fazer?

Ações internas para colaboradores

Não é novidade que as ações internas para colaboradores, incluídas nas estratégias de Endomarketing ou Marketing Interno, são cada vez mais necessárias para manter colaboradores satisfeitos, engajados e produtivos.

Especialmente durante a pandemia, ficou claro que as empresas precisam dar atenção não apenas à satisfação e às necessidades do público-alvo ou clientela, mas também às equipes internas, que contribuem diretamente para o bom posicionamento da empresa no mercado.

Em poucas palavras, essas ações internas podem ser desde melhorias na comunicação entre as equipes até treinamentos e presentes ou brindes úteis. 

Afinal, funcionários satisfeitos se sentem valorizados pela empresa e motivados a dar o seu melhor. Um modo de fazer isso é estabelecer metas realistas e recompensar os colaboradores que conseguirem atingi-las. 

Quando falamos em recompensa, não pense que é algo fora do alcance da empresa, que precise investir muito dinheiro. A verdade é que brindes personalizados, como pastas, agendas, blocos, canetas, mochilas e até squeezes, podem desempenhar este papel. 

Antes de pensar no investimento necessário, porém, vale a pena identificar as principais vantagens e benefícios que as ações internas para colaboradores trazem para o seu empreendimento. 

Ações internas para colaboradores: quais as vantagens para seu negócio?

O maior questionamento de muitas empresas com um número considerável de funcionários é: como gerar o engajamento dos colaboradores? E a resposta, como já vimos, é simples: basta estabelecer e consolidar ações internas, ou campanhas de endomarketing. 

Quando executadas de modo preciso e cuidadoso, as ações internas para colaboradores só trazem resultados positivos, como:

  • Aumento da produtividade dos colaboradores;
  • Maior engajamento com a proposta e metas da empresa e das equipes internas;
  • Satisfação e realização com o papel desempenhado, gerando menor rotatividade;
  • Estímulo à inovação e resolução criativa de problemas internos e externos à empresa;
  • Maior qualidade nas entregas previstas a cada colaborador, uma vez que cada qual buscará atingir o máximo do seu potencial;
  • Ambiente propício ao crescimento individual profissional de cada colaborador e, consequentemente, fortalecimento da marca no mercado.

Resumidamente, investir no crescimento de cada colaborador e proporcionar uma atmosfera de crescimento, com o foco em reconhecimento e consolidação de metas, é benéfico para o desenvolvimento e progresso da própria empresa. 

Quando alinhada às expectativas e necessidades específicas do negócio, uma campanha de endomarketing dificilmente resultará em frustrações ou insucesso. 

Além disso, quando a estratégia envolve a distribuição de kits corporativos ou itens personalizados aos funcionários, existe a possibilidade de fortalecimento do branding ou identidade visual da marca de modo indireto. 

Afinal, a rede de contatos e o círculo de amigos e familiares de cada colaborador poderá ser atingido, criando consciência da importância e presença de mercado da sua empresa. 

Por isso, vale a pena investir nessa modalidade de ações internas para colaboradores e ver o seu negócio se expandir cada vez mais com a ajuda de uma equipe bem engajada e qualificada.

5 ideias de ações internas para colaboradores

Ideias de ações para colaboradores

Agora que você já entendeu a importância do desenvolvimento de ações internas para colaboradores, precisa descobrir quais as principais ações internas utilizadas e como implantar cada uma na sua estratégia. 

1. Pesquisas de satisfação

A primeira ação, uma das mais comuns nas empresas, é a pesquisa de satisfação aplicada aos colaboradores. Essa é uma excelente ferramenta para medir o nível de interesse, engajamento e contentamento dos funcionários. 

Por meio dessa pesquisa, é possível identificar as principais dificuldades dos funcionários, seus anseios por melhorias e seus feedbacks relacionados ao ambiente, comunicação, hierarquia e liderança da empresa.

2. Políticas de benefícios

Quando pensamos em benefícios, a primeira coisa que vem à mente é a oferta de vales, não é? Mas saiba que essa é apenas uma das inúmeras possibilidades de benefícios disponíveis. 

É importante traçar planos de ação para que cada líder reconheça as conquistas, entregas e contribuições de cada colaborador para a saúde geral da empresa. 

Por isso, é preciso prestar atenção ao desempenho e desenvolvimento de cada funcionário, a fim de celebrar suas conquistas e  estimulá-las através de bônus e prêmios. 

3. Ações de integração

É crucial que os colaboradores tenham e mantenham o contato fora do horário de trabalho, para interagirem e se conectarem, criando laços mais fortes e significativos. 

Assim, estabelecer eventos, happy hours, confraternizações e celebrações fora do horário comercial, como um incentivo à interação é essencial.

Nesses momentos, a empresa consegue incentivar bons relacionamentos, experiências e melhorar o ambiente de trabalho, já que a relação entre os funcionários deixará de ser de concorrência para ser colaborativa. 

4. Programas de bem-estar

Sem dúvidas, o objetivo da sua empresa é que os colaboradores produzam mais e com mais qualidade, não é? Mas, para isso acontecer, a saúde física, mental e emocional deles precisa estar em boas condições. 

Um clima de trabalho massante, que faz os colaboradores se sentirem pressionados é totalmente prejudicial. Por isso, em ambientes de trabalho presenciais, espaços para relaxar ou períodos de intervalo são ótimas iniciativas. 

Durante o trabalho remoto, a empresa pode rever a necessidade de reuniões por videoconferência, por exemplo, e disponibilizar psicólogos institucionais, para a manutenção da saúde mental dos colaboradores. 

5. Treinamentos internos

Por fim, para que a empresa cresça não apenas em números, mas também em qualidade de entregas, é necessário oferecer treinamentos internos periódicos aos colaboradores. 

Essa estratégia, além de elevar o nível de produção de cada funcionário, faz com que eles se sintam gratos à empresa, demonstrando admiração e reconhecendo como líderes seus mentores.

Como os brindes personalizados podem auxiliar nas suas ações internas?

Como os brindes personalizados podem auxiliar nas suas ações internas

Com todas essas opções de ações internas para colaboradores disponíveis, basta escolher as que mais atendem às necessidades atuais das equipes e traçar metas relativas a cada área. 

Vale lembrar que, independentemente da ação escolhida, os itens e materiais utilizados podem ter “a cara da sua empresa”, com acessórios e brindes personalizados. 

Na estratégia de treinamento internos, por exemplo, uma ótima ideia é, além do conteúdo programático, oferecer aos colaboradores cadernos, canetas e mochilas personalizadas com a identidade visual da sua marca. 

Assim, sempre que ele precisar consultar o conteúdo aprendido, se lembrará da empresa como um todo e dos objetivos de mercado estabelecidos, estimulando a lealdade e gratidão de cada colaborador pelo ambiente empresarial saudável. 

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Conclusão

Então, é essencial manter ações internas para colaboradores, com estratégias eficazes e alinhadas ao propósito da marca, para que a presença de mercado e satisfação dos colaboradores seja notável!