Você já pensou em utilizar brindes para fidelizar clientes? A tática é uma antiga conhecida e não à toa pode trazer resultados muito positivos para a sua marca.
Além de ser uma forma de recompensar quem escolheu a sua empresa, presentear clientes com brindes é uma ótima campanha de marketing.
Aliás, você sabia que 10 entre 10 pessoas dizem estar dispostas a se desviar do caminho para obter um produto promocional? Isso é o que diz uma pesquisa da PPAI Research.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o texto e confira como utilizar brindes para fidelizar clientes!
Afinal, usar brindes para fidelizar clientes é uma boa estratégia?
Se você possui uma empresa, sabe o quanto é caro conquistar novos clientes. Por outro lado, fidelizar clientes que já compraram com você é uma estratégia que sai muito mais em conta.
De acordo com Philip Kotler, especialista em marketing, clientes novos podem custar até 7 vezes mais caro do que manter os atuais.
Por isso, investir em estratégias de fidelização é, sim, muito vantajoso! E não há como negar o papel importante que os brindes possuem neste processo.
Ainda de acordo com o estudo citado inicialmente, o 2019 Consumer Study, PPAI Research PPAI, 8 em cada 10 pessoas gostam de receber produtos promocionais e 7 em cada 10 gostariam de recebê-los mais vezes.
A pesquisa foi feita com mais de 3000 consumidores e nos oferece um panorama do quanto é importante agradar os seus clientes.
Vantagens dos brindes para fidelizar clientes
Aproximação com o cliente
É inegável que a estratégia aproxima o cliente da sua marca, especialmente se forem brindes úteis e criativos. Afinal, acertar no mimo também faz parte da tática de fidelização, mas falaremos disso mais abaixo.
Por enquanto, apenas imagine a visibilidade que você pode proporcionar à sua marca de forma simples e fácil.
Um brinde carrega a marca da sua empresa e mantém o seu cliente em contato com ela.
Portanto, oferecer brindes é, na verdade, muito mais do que agradar, mas investir no contato mais próximo com o cliente e na visibilidade da marca.
Divulgação do negócio
Quando você oferece um brinde útil ao seu cliente, ele sai por aí carregando a sua marca, sem você gastar nada a mais por isso!
Imagine que o seu brinde é uma mochila, por exemplo. Sempre que o cliente viajar, ele vai carregar a sua marca nas costas e você só vai ter gasto o valor da confecção do brinde.
Sai muito mais em conta do que campanhas de remarketing e altos investimentos em anúncios.
Agregação de valor
Seu cliente fechou negócio com você. Ótimo! Mas isso é suficiente para ele voltar a comprar com a sua empresa?
Como fazer com que ele enxergue valor na compra e volte a fazer negócio? É aí que entram os brindes para fidelizar clientes!
Os brindes são um ótimo gatilho para gerar um sentimento de recompensa, confiança e felicidade no cliente. Afinal, quem é que não gosta de recebê-los, não é mesmo?
Essa também é uma forma de se destacar da concorrência. Lembra do dado inicial, em que as pessoas se dizem mais dispostas a mudar seu caminho para ganhar brindes?
Isso é porque os brindes agregam valor e são um diferencial para que o cliente escolha a sua empresa.
Como escolher brindes para fidelizar clientes?
A variedade de brindes no mercado é grande e essa não é uma escolha fácil. Afinal, você precisa que o seu brinde seja útil para que cumpra com a função proposta: fidelizar o cliente e dar visibilidade à marca.
Portanto, a dica mais importante aqui é conhecer muito bem o seu público. Assim você pode escolher algo que ele gosta e sabe que vai usar, certo?
Exemplos de brindes para fidelização de clientes
Separamos algumas ideias de brindes úteis e criativos para entregar aos seus clientes. Confira!
Chaveiros personalizados
Este brinde é acessível e combina com vários tipos de público. Você já deve ter visto por aí muita gente carregando um chaveiro de posto gasolina, junto à chave do carro, não é mesmo?
Se você procura por brindes baratos e criativos, os chaveiros são uma ótima opção.
Existem aqueles que têm uma etiqueta de identificação, os que possuem um abridor de garrafa acoplado e até uma lanterna.
De qualquer forma, um chaveiro é sempre muito útil para ajudar a não perder e não confundir a chave com a de outras pessoas.
Necessaires personalizadas
As necessaires são itens importantes tanto no guarda-roupa feminino quanto no masculino. Para viagens, elas tornam-se indispensáveis e ajudam na organização da mala.
Este brinde personalizado é bacana para clientes que viajam bastante e vão carregar as necessaires como produtos essenciais nas viagens.
Squeezes personalizadas
As squeezes são muito populares. Oferecer uma squeeze pode agregar muito valor à sua marca e ainda mostra que você está preocupado com a saúde do cliente.
Além de muito versátil, pois serve para praticamente todos os tipos de público, as squeezes personalizadas são brindes baratos e muito agradáveis de se receber.
Dentro dos modelos disponíveis de squeezes, você ainda pode adaptar de acordo com as características do seu público e optar por modelos dobráveis, térmicos, etc.
Canetas personalizadas
Não tem quem não use canetas, não é mesmo? Seja para carregar na bolsa, para deixar no escritório ou no carro, as canetas são sempre bem-vindas.
Na terra dos dispositivos digitais quem carrega canetas no bolso é rei!
E você pode contribuir para que o seu cliente seja uma pessoa preparada, sempre com caneta no bolso.
Além de ser um ótimo brinde para fidelizar clientes, as canetas vão carregar a sua marca para lá e para cá.
Então, não perca tempo! Encontre os melhores brindes personalizados para a sua empresa aqui na Idaplast!
Conclusão
Os brindes são claramente um investimento 2 em 1: ajudam a fidelizar o cliente e divulgam a sua marca.
A estratégia pode ser usada por qualquer empresa, basta adaptar os brindes a cada tipo de público para colher resultados promissores e positivos.