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Como fazer branding? Entenda as vantagens para seu negócio

Como fazer branding

Procurar entender como fazer branding hoje é essencial — afinal, com um mercado extremamente competitivo, é preciso dar atenção à reputação da sua marca no mercado, visando resultados financeiros. 

Um dos melhores modos de reforçar a presença da sua marca no mercado, bem como auxiliar o posicionamento social dela, é através da autenticidade e conexão com os clientes. 

Ter uma marca autêntica envolve desde o tom de voz e comunicação com o público até a identidade visual, logotipo, design de marca e personalidade. 

Existem várias estratégias de fortalecimento do branding da marca, como o investimento em itens personalizados, e cabe a sua empresa decidir qual delas atende melhor às necessidades. 

Mas, para te ajudar nessa jornada, desenvolvemos este artigo completo, com tudo o que você precisa saber sobre branding e posicionamento de marca, além de como fazer e quais são as melhores ações. Confira!

O que é e como fazer branding?

Branding nada mais é do que o gerenciamento da marca e sua reputação no mercado, através de estratégias de comunicação, posicionamento e fortalecimento da identidade da empresa. 

Todos os negócios, grandes ou pequenos, devem investir em branding e se preocupar em adquirir autoridade, conquistar a confiança do público e aprimorar os processos de captação de clientes. 

De modo simples, o branding diz respeito a como a marca é lembrada entre o público. Um bom exemplo de marca com forte branding é a Nubank. 

Tanto seu posicionamento, como uma marca mais jovem, humanizada e amigável, quanto sua identidade visual, o famoso roxinho, a fortalecem no seu segmento. 

Por outro lado, quando se fala em esportes radicais e aventuras, a Red Bull sempre está associada, fazendo com que o produto em si, os energéticos, sejam a primeira escolha dos consumidores no meio esportivo. 

Percebeu como o branding dessas marcas as tornam bem-sucedidas? Sua marca também pode investir em branding, começando pelo passo a passo a seguir. 

Esteja presente

O que é e como fazer branding?

A frase “quem não é visto, não é lembrado” é totalmente verdadeira quando o assunto é branding. 

Sua marca precisa estar presente em canais de comunicação online ou offline que seus clientes frequentam. 

Para isso, comece pequeno — inicie sua estratégia de posicionamento primeiro internamente, entre suas equipes e funcionários. 

Uma boa opção é investir em itens personalizados, com a “cara” da sua empresa, como formas de presentes criativos para os funcionários

Esse gesto relativamente simples terá um impacto enorme, já que deixará os funcionários contentes e fará sua marca ser levada para a vivência pessoal de cada funcionário, vista por mais pessoas. 

Tenha uma equipe preparada

Como você pôde notar, entender como fazer branding tem muito a ver com comunicação e atendimento ao cliente. 

Definir se sua marca terá uma comunicação mais leve, descontraída e humanizada, ou mais corporativa e engessada é um ótimo ponto de partida. 

Logo após, é preciso treinar sua equipe para “vestir a camisa” da marca e adequar totalmente o seu atendimento ao que foi proposto. 

Para ter sucesso, invista em treinamentos semanais ou mensais da equipe, além de se mostrar receptivo às sugestões e feedbacks delas. 

Posicione-se no mercado

Por fim, é preciso se posicionar no mercado. Isso só é possível quando a empresa deixa de “ficar em cima do muro” e decide tomar partido em causas sociais, ambientais e comerciais. 

Mas, não se engane: posicionamento não significa se envolver em escândalos ou polêmicas. Sua marca pode se posicionar ao decidir adotar estratégias como:

  • logísticas reversa de embalagens; 
  • utilização de materiais reciclados;
  • campanhas de arrecadação ou conversão de fundos destinados a causas sociais;
  • apoio a campanhas de reflorestamento e muitas outras iniciativas.

É claro que existem muitos outros modos de se posicionar no mercado e se diferenciar da concorrência. Tudo dependerá de como a empresa deseja ser vista, quais são seus valores e expectativas. 

Qual é a importância do branding para um negócio?

Investir em como fazer branding é uma das chaves para o sucesso de um negócio. 

Afinal, sem estratégias de diferenciação e destaque, é praticamente impossível fazer com que o consumidor escolha a sua marca às concorrentes. 

Uma vez que o cliente se sinta acolhido pela marca, como parte da comunidade, ele poderá ser fidelizado e ainda “defender” a marca sempre que necessário, já que não possui nenhuma reclamação ou experiência ruim. 

Em poucas palavras, todos os esforços de branding que a marca realiza farão com que o público a reconheça como autoridade e confie em sua reputação a ponto de comprar e esperar um bom atendimento e produto de qualidade. 

Principais vantagens do branding

Dentre as principais vantagens de entender como fazer branding para a empresa, estão: 

  • aumento da lucratividade;
  • crescimento da marca no mercado;
  • diferenciação, se tornando a melhor opção entre os concorrentes;
  • expansão da comunidade formada por consumidores fiéis;
  • aumento do valor agregado aos produtos ou serviços;
  • ter estratégias de marketing mais direcionadas e assertivas, já que o público-alvo ideal estará bem mais alinhado e bem definido;
  • ter equipes internas com comunicação clara e objetiva, que se empenham para alcançar os objetivos da empresa e manter a reputação da mesma.

Todos esses são desejos comuns a praticamente todas as empresas, não acha?

Quais são as melhores ações de branding?

Quais são as melhores ações de branding?

Sem dúvidas, a melhor estratégia de branding é unir o online e o offline, através de presença digital, em redes sociais, por exemplo, e presença “à moda antiga”, no bom sentido, com distribuição de itens personalizados. 

Dessa forma, você garante que sua marca atingirá pessoas em todos os canais, aumentando as chances de venda e novos negócios. 

Os produtos personalizados, em especial, tem a vantagem de tornar a sua marca parte do cotidiano das pessoas e do seu ciclo social. 

Imagine, por exemplo, o impacto que o uso de uma mochila personalizada, com a estampa da sua logomarca e slogan podem causar. 

Se um funcionário utiliza a mochila, diariamente, para ir ao trabalho e, durante o caminho, atrai os olhares de 100 pessoas, por exemplo, no final de uma semana de trabalho serão quase 500 pessoas impactadas e cientes da existência do seu negócio. 

Imaginando que sua empresa conta com 10 funcionários com jornadas parecidas, ao final de uma semana 5000 pessoas teriam contato com a sua marca. 

Apesar de serem hipotéticos, esses números demonstram o impacto que os produtos personalizados, que contam com baixo investimento, podem causar. 

Nesse sentido, a Idaplast pode te ajudar. Com mais de 25 categorias de produtos personalizados, desde agendas, blocos e cadernos até pranchetas e pochetes, a Idaplast atua desde 1989 no ramo de personalizados, ajudando diversas empresas a fortalecerem o seu branding. 

Conheça as opções de produtos personalizados da Idaplast!

Conclusão

Esperamos que você tenha entendido claramente o que é, qual a importância e como fazer branding para o seu negócio. 

Caso tenha ficado com qualquer dúvida, basta escrevê-la nos comentários e nossa equipe especializada responderá assim que possível. 

Conte com a Idaplast para as campanhas de branding da sua empresa e veja os excelentes resultados a curto, médio e longo prazo.