0

Ideias de boas-vindas para funcionários: como montar seu kit?

Receber um novo funcionário requer uma certa habilidade de toda empresa. Esse processo de onboarding é sempre um momento especial que vai ficar marcado na mente do seu novo colaborador, por isso, deve ser feito com o máximo de cuidado. Nutrir e explorar ideias de boas-vindas aos funcionários é uma ótima estratégia para tornar essa chegada mais fluida, natural e satisfatória.

 

Isso inclui os brindes, mimos e os recursos necessários para que o novo funcionário desempenhe o seu papel.

 

Esses conceitos fazem parte da noção geral de endomarketing, que é o marketing voltado para incentivar os seus colaboradores, melhorar a experiência deles e obter o melhor de seus esforços.

 

É crucial para ter bons resultados e uma equipe produtiva, portanto, é́ o sonho de qualquer companhia. 

 

Saiba mais sobre kits e ideias de boas-vindas para funcionários que você pode adotar em sua organização. 

7 ideias de boas-vindas para funcionários

Neste tópico, listamos alguns itens que podem fazer parte de um kit de boas-vindas para fidelizar e otimizar a experiência do seu colaborador novato.

 

O que fazer para recepcionar os funcionários

1. Carta de apresentação 

É sempre importante enviar uma carta de apresentação ao funcionário recém-chegado, com informações acerca da empresa e sobre o que se espera dele. Pode ser uma carta do CEO para gerar ainda maior peso e credibilidade, uma vez que é um “bem-vindo” caloroso do principal diretor da companhia.

 

Isso certamente vai ser lembrado e vai ajudar as pessoas a se sentirem parte de um novo time.

2. Squeeze personalizada

Um item interessante também é uma squeeze personalizada, com o logo e o nome de sua marca. É uma tática poderosa, pois apresenta ao colaborador algo útil para o seu dia a dia (um item para beber água, por exemplo), e também ajuda a divulgar sua marca por aí.

 

Caso o funcionário use aquela squeeze em outro local, sua marca estará alcançando novos espaços e chegando a mais pessoas. Ou seja, é um ótimo trabalho de branding e de posicionamento da empresa. 

3. Bloco de notas e canetas personalizadas

Também é possível adicionar ao kit blocos de notas e canetas personalizadas com as informações visuais de sua marca. 

 

O bloco para anotações é muito importante para as pessoas se organizarem melhor, principalmente para quem trabalha no modelo remoto. Serve para estruturar ideias, lembretes e ajudar em processos de brainstorming também.

 

Mais uma vez, esses itens ajudam a superar dois obstáculos de uma vez, pois também reforçam o branding.

4. Chaveiro personalizado

Um chaveiro é outro item bem legal que todo mundo gosta de ganhar. É muito útil para guardar suas chaves e usar em todo lugar como um suporte para não perdê-las. 

 

Além disso, as pessoas geralmente gostam de exibir alguma marca ou símbolo em chaveiros, então já é algo esperado por elas.

 

Há também casos de chaveiros totalmente personalizados, desde sua forma, para diferenciar e dar um toque mais moderno. Esse brinde certamente arrancará um sorriso sincero do seu colaborador novato.

5. Manual do colaborador 

Um manual é uma boa pedida também. Esse documento pode estruturar as informações mais relevantes acerca da empresa, das políticas, da função do colaborador e resumir as principais perguntas.

 

Você pode exibir respostas claras e resumidas sobre pagamento, políticas do RH, aspectos técnicos relacionados com o uso de contas para o trabalho (no caso de trabalho remoto), processos, bem como outras informações específicas para cada cargo. 

6. Materiais de Escritório

Os materiais de escritório, no geral, são muito relevantes e devem constar em um kit de boas-vindas. No modelo remoto, isso se torna mais adequado. 

 

Já falamos de blocos de notas e canetas, mas a criatividade pode se expandir para outras opções: cartões de visitas, adesivos para notebook, marcadores de texto, agendas, planners, pastas personalizadas, etc.

7. Brindes em geral

Brindes são sempre ótimas ideias de boas-vindas. Eles ajudam a quebrar um pouco o gelo e tornar a chegada das pessoas mais natural e descontraída, pois são como presentes criativos.

 

Você pode incluir camisetas com o logo da marca, mochilas personalizadas, pochetes, sacolas, etc.

Como um kit de boas-vindas para funcionários pode beneficiar sua empresa?

Como um kit de boas-vindas para funcionários pode beneficiar sua empresa

 

Neste tópico, vamos explorar melhor como um kit com boas ideias de boas-vindas para funcionários é fundamental para melhorar o seu dia a dia. 

Melhorar o bem-estar

Primeiramente, esse kit é crucial para otimizar o bem-estar de seu funcionário, em um momento inicial na jornada dele. Afinal, é um conjunto de elementos que vão contribuir para o dia a dia deles e certamente os deixarão satisfeitos e felizes.

 

Desse modo, você terá pessoas que entram já motivadas e se sentindo bem para desempenhar seus papéis.

Aumentar a produtividade e o engajamento

Isso, por sua vez, gera um impacto interessante e efetivo na produtividade. Colaboradores engajados — que foram bem recebidos com brindes, mimos, presentes, ofertas especiais e recursos úteis — se destacam no trabalho.

 

Eles se sentem felizes, motivados, focados na empresa e passam a desejar contribuir ao máximo para gerar melhores resultados diariamente.

 

Trata-se de um aspecto pragmático também: blocos de notas, agendas e recursos de escritório são essenciais para que o funcionário se organize diariamente e consiga trabalhar melhor, honrar seus compromissos, etc.

Acelerar a adaptação à empresa

 

Itens como o manual do colaborador e a carta de apresentação ajudam na adaptação à cultura da empresa. É possível tornar essa chegada mais suave e mais confortável, com maior alinhamento à cultura.

 

Já nos primeiros passos de onboarding, o colaborador já entenderá como a empresa se estrutura, quais são os pilares da cultura e poderá entender melhor como contribuir com isso e respeitar esses valores.

Combater rotatividade e turnover

Sobretudo, um kit com boas ideias de boas-vindas para os funcionários ajuda na redução da rotatividade e do temido turnover. Para combater índices de saídas repentinas, de pessoas mal adaptadas — que já chegaram só com pressão sobre elas — esse kit é importante.

 

Até porque ele acrescenta um pouco de leveza para a adaptação, o que quebra o gelo e facilita para as pessoas. Elas logo se sentem em casa, mas aos poucos se adaptam à dinâmica de trabalho.

 

Desse modo, sempre se lembrarão disso e essas lembranças serão decisivas para que queiram permanecer por mais tempo.

 

Confira os produtos personalizados da Idaplast e monte o seu kit de boas-vindas para funcionários!

Conclusão

Como vimos, trabalhar com ideias de boas-vindas para colaboradores ajuda bastante nas entregas e na otimização de processos. 

 

Ao investir em melhorar a chegada das pessoas, as empresas obtêm melhorias consideráveis do outro lado da equação, bem como aumentam o bem-estar de toda a equipe.

 

Inclusive, os funcionários novatos motivados e empolgados também ajudam a empolgar os mais antigos de casa e a gerar benefícios em cadeia para todo o seu time.