O que é mostruário? Descubra para que serve e os benefícios

Sem dúvidas, você já deve ter ouvido falar em mostruários ou expositores, não é? Mas, você realmente sabe o que é mostruário e qual impacto ele causa para o seu negócio, seja no ramo de vidraçarias, tecidos ou persianas?

Mais importante ainda, por que você e sua empresa deveriam investir em um mostruário personalizado, totalmente desenhado para a sua marca? Essas são perguntas recorrentes sobre o tema. 

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo completo, com todas as informações cruciais sobre os mostruários, desde sua finalidade e vantagens, até como escolher o ideal para a sua empresa. Confira!

O que é mostruário e para que serve?

Em poucas palavras, um mostruário serve para exibir ou expor as amostras dos produtos disponíveis no seu estoque. Em casos de lojas que vendem ou personalizam estofados, por exemplo, um mostruário com todas as estampas e tecidos disponíveis é imprescindível no momento de escolha do cliente. 

Ou ainda, lojas de fabricação e implementação de persianas também são beneficiadas quando têm os materiais adequados, como variedade de tecidos, armazenados em um mostruário diferenciado, com “a cara” do seu negócio.

Assim, essa é uma peça fundamental para demonstrar a qualidade dos seus produtos aos clientes e garantir que as encomendas deles correspondam perfeitamente ao material escolhido.

Por isso, vale a pena investir em um mostruário personalizado para a sua empresa. Mas, caso esses pontos ainda não tenham te convencido, dê atenção a todas as vantagens e benefícios que esse produto pode proporcionar. 

Quais as vantagens que um mostruário proporciona?

Vantagens que um mostruário proporciona

É praticamente impossível organizar as amostras, sejam elas de tecidos, vidros ou MDF, de modo assertivo, sem um espaço adequado e bem elaborado para armazená-las, não acha?

Mas, os benefícios de um mostruário personalizado não se limitam apenas à organização dos produtos ou ao modo como são distribuídos.

Exposição dos produtos

Com um mostruário adequado, é possível expor suas amostras de modo visualmente mais atrativo, realçando todas as qualidades e características dos itens expostos. 

Infelizmente, é muito comum ouvir que o cliente não conseguiu escolher o tecido final para a sua cortina ou cadeiras por ter um mostruário que inviabilizasse ou dificultasse a visualização. 

As consequências de um mostruário ruim ou ineficaz variam entre danificar os materiais, como amassar ou puxar fios dos tecidos, por exemplo, até dificultar a escolha do cliente final ou perder uma venda.

Por isso, ter um bom local para armazenar, de modo seguro, as suas amostras, especialmente as mais frágeis ou delicadas, faz toda a diferença nos momentos de exposição e escolha do material.

Diferenciação da concorrência e personalização do atendimento

É nítido que um mostruário personalizado, com a identidade visual da sua marca, traz um impacto positivo e diferenciado. 

Afinal, o segredo para vender mais e fidelizar mais clientes é justamente fazer o que ninguém faz, ou oferecer a experiência que nenhum de seus concorrentes oferece. 

Desse modo, atitudes que parecem simples, como ter um mostruário personalizado para oferecer seus produtos e expor amostras, pode causar um impacto significante na concepção de marca do seu cliente. 

Fortalecimento da marca no mercado

Por fim, uma vantagem em comum de todos os produtos personalizados, que também se aplica aos mostruários, é o fortalecimento da sua marca, através de uma identidade visual consolidada e facilmente reconhecida. 

É interessante notar que, no caso de itens personalizados, essa visibilidade se torna ainda maior. Afinal, suponha que, para cada funcionário da sua empresa, você disponibilize um mostruário personalizado, com cores e logo referentes ao seu negócio.

No final do dia, tanto os clientes quanto as pessoas próximas, do ciclo de convivência dos funcionários, terão contato com a sua marca direta ou indiretamente. Impressionante, não acha? 

Resumidamente, todos os esforços em consolidar sua empresa no mercado e torná-la reconhecida por seus clientes, são válidos e podem trazer bons resultados. 

Mas, quando vale a pena usar um mostruário?

Quando vale a pena usar um mostruário

Talvez, ainda não tenha ficado claro se, no seu segmento de mercado, vale a pena utilizar um mostruário personalizado. A resposta a esse dilema está em analisar as necessidades e facilidades que esta ferramenta pode promover. 

Considere, por exemplo, os seguintes pontos:

  • seu processo de vendas seria otimizado caso houvesse um mostruário com todos os modelos e materiais disponíveis?
  • o seu segmento de mercado dá brechas para inovação, como utilização de um mostruário personalizado?
  • como a utilização de um mostruário personalizado destacaria a sua marca das empresas concorrentes?

Todas essas questões tornarão o seu processo de decisão muito mais claro e objetivo. 

Além disso, um mostruário que organize bem suas amostras e reforce sua presença no mercado pode trazer inúmeros benefícios em nichos como:

  • personalização de cortinas;
  • reformas de sofás;
  • vidraçarias;
  • lojas de móveis personalizados que distribuam cadeiras, pufes ou tapetes;
  • e até mesmo comercialização de papéis de parede.

Como escolher o melhor modelo de mostruário?

Por fim, resta a dúvida: como escolher o melhor modelo de mostruário personalizado para atender as suas necessidades?

Solucionar essa questão é simples: basta analisar, cuidadosamente, quais são suas principais dificuldades ao manusear as amostras de tecidos, vidros ou plásticos, atualmente. 

Alguns exemplos plausíveis podem ser:

  • falta de seções organizadoras, que separem todos os materiais por categorias, cores ou especificações;
  • dificuldade em encontrar um material específico;
  • má qualidade da matéria-prima do mostruário, fazendo com que surjam desgastes ou danos no equipamento;
  • amostras se desgastando com o manuseio, por falta de compartimentos organizadores…

Identificar suas expectativas e necessidades é uma forma de facilitar sua escolha de mostruário personalizado. Outro modo de fazer isso é navegar no catálogo virtual da Idaplast, analisando todas as mais de 30 opções disponíveis.

Vale lembrar também que todos os modelos são 100% personalizáveis e nada impede que você escolha dois modelos interessantes e decida unir características durante o processo de montagem.

Conheça as opções de mostruários personalizados da Idaplast!

Conclusão

Percebeu como um mostruário, especialmente um personalizado, pode fazer toda a diferença no modo como a sua marca se posiciona e se apresenta perante os clientes? 

Investir no seu mostruário personalizado é sinônimo de investimento em organização, praticidade e fortalecimento de marca!