O que é Prontuário Médico? Entenda para que serve e onde encontrar

Você sabe o que é prontuário médico? Reconhece e entende sua importância? 

 

O prontuário é um conjunto de documentos essenciais para o tratamento médico, independentemente do tipo de condição. A organização de informações presentes ali é o que destaca esse tipo de componente e o que o torna eficiente.

 

Por isso, para manter bons prontuários e garantir que eles sejam úteis no dia a dia, você precisa de bons locais para guardá-los e de uma boa lógica de organização. 

 

Nesse sentido, aprenda mais sobre esse tema e confira uma solução para facilitar o manuseio desse tipo de documentação.

 

Afinal, o que é prontuário médico?

 

O prontuário médico é uma pasta com todas as informações relevantes acerca de um paciente. É estruturado com o intuito de facilitar o compartilhamento de informações entre os profissionais de saúde e agilizar o atendimento ao paciente.

 

Sem ele, é praticamente inviável realizar um atendimento médico de qualidade — com o cuidado necessário com as nuances e condições específicas. 

 

O prontuário engloba e integra todas as informações essenciais acerca da condição atual do paciente, da evolução do tratamento e das ações médicas até então. É mantido como um histórico, portanto.

 

Assim, as equipes conseguem sempre que quiserem um resumo dos dados necessários. Em caso de transferência ou de alta de uma pessoa, o registro ajuda a tornar o processo mais ágil e seguro. 

 

Dessa forma, é mais fácil adaptar uma pessoa a uma instalação diferente, como outra clínica ou hospital. 

 

O objetivo principal é garantir que os detalhes do tratamento e da condição estejam intactos, independentemente das pessoas envolvidas. Assim, caso toda a equipe médica mude, os outros profissionais conseguirão dar prosseguimento da melhor forma.

 

Também assegura segurança para os pacientes. Com os seus dados dispostos, é possível evitar que decisões danosas sejam tomadas contra a saúde das pessoas. Ao estudar o prontuário e acessar o registro, qualquer profissional consegue entender como agir.

Dados do prontuário

 

Da mesma forma, auxilia também em diagnósticos e prescrições, combatendo os erros médicos que podem ser extremamente prejudiciais. 

 

Em suma, o prontuário serve como um guia para a comunicação e para o compartilhamento de ideias entre as equipes.

 

Pensando na segurança, é importante reforçar a necessidade de proteger esse tipo de documentação, pois deve haver sigilo. 

 

O paciente tem direito de ser informado sobre seu prontuário, por isso, é preciso que ele esteja sempre fácil para recuperar. Contudo, ele não deve ser vazado ou divulgado sem permissão. 

 

Quais informações devem conter em um prontuário médico?

 

Vamos avançar no entendimento de o que é um prontuário médico. Para seguir, discutiremos as informações presentes nesse tipo de documentação. 

 

Algumas das informações que devem constar:

 

  • Identificação do paciente
  • Plano terapêutico
  • Laudo de exames
  • Primeira queixa
  • Prescrição médica
  • Descrição dos procedimentos
  • Sumário de alta ou de transferência

 

Primeiro, é necessário contar com a identificação completa das pessoas, o que inclui dados gerais como nome, local onde mora, data de nascimento, por exemplo. 

 

Consta também o plano terapêutico, que contém as avaliações e as hipóteses criadas depois do primeiro contato, bem como o tratamento que se seguiu. 

 

Deve ser registrado também o conjunto de exames solicitados e seus resultados, de forma clara e fácil de conferir. 

 

A primeira queixa, ou anamnese, são as informações iniciais, coletadas na primeira entrevista com o cliente. Geralmente, quando ele chega ao atendimento e descreve as dores e os desconfortos que está sentindo.

 

Já a prescrição médica diz respeito ao documento que descreve os remédios indicados e as doses. 

 

Também vale mencionar a parte de descrição dos procedimentos. Nela, há detalhes sobre como foram feitos os processos de exames e o cuidado com o paciente desde o começo do prontuário. Isso serve para ajudar nas próximas vezes em que um atendimento ocorrer.

 

No caso de internação, o sumário de alta resume dados sobre cadastro, diagnóstico, a evolução, os procedimentos escolhidos, bem como o plano para depois da saída da pessoa.

 

Da mesma forma, sumários de transferência apontam um resumo do que ocorreu para fechar o tratamento até então. 

 

Como é feito o prontuário?

 

Quando um paciente chega ao atendimento pela primeira vez, um prontuário é iniciado. Já são registrados dados de identificação, dados sobre a condição atual e informações iniciais, coletadas na entrevista.

 

Geralmente, essas informações são escritas em papel, com um modelo organizado por seções. Então, esses registros são armazenados em pastas organizadas de acordo com uma lógica organizacional de arquivamento. 

 

Como manter um prontuário médico organizado?

 

Uma das primeiras etapas para manter um prontuário organizado é escolher bem o tipo de pasta. Existem diversos modelos e formas, que variam a depender da estrutura e do material de composição. 

 

O material influencia diretamente na resistência do produto, por exemplo, assim deve ser gerenciado com cuidado. 

 

Por que personalizar seu prontuário médico?

 

Como o prontuário é um documento muito relevante, existe a necessidade de personalizá-lo para obter melhores resultados em seu uso. O uso correto das pastas ideais proporciona maior segurança e organização no armazenamento dos registros documentais.

 

Essas pastas serão manuseadas por diversas pessoas durante longos períodos. Por isso, devem ser resistentes e adequadas ao tipo de atendimento em cada clínica ou hospital.

Prontuário médico personalizado

 

Como a Idaplast pode ajudar na criação de prontuários médicos personalizados?

 

A Idaplast é uma empresa com mais de 30 anos de experiência no ramo. Fabrica diferentes tipos de pastas para atender a necessidades bem específicas dentro do universo da medicina.

 

Além disso, é experiente com pastas personalizadas, que carregam um design diferenciado para levar a marca de forma unificada a todos os locais. 

 

Com o material resistente dos produtos, você consegue segurança para não somente inserir os documentos, como também para transportá-los para onde for. 

 

Agora que você entende melhor o que é prontuário médico e sua importância, já sabe como essa segurança não pode faltar!

 

As ferragens reforçadas facilitam o manuseio e transporte, sem problemas de documentos caindo da pasta. Dessa forma, é mais confiável e seguro manter os registros dos pacientes para organizar melhor o atendimento e oferecer o melhor serviço.

 

Conheça já os melhores modelos de pastas personalizadas para guardar prontuários médicos com a segurança que você precisa!

 

Conclusão

 

Como vimos, entender o que é prontuário médico e sua importância é fundamental para saber como otimizar o atendimento aos pacientes. 

 

É crucial saber como a segurança desses arquivos é inegociável e deve ser mantida com equipamentos reforçados e de qualidade.