0

Tipos de Brinde: saiba qual o melhor para cada estratégia

O uso de diversos tipos de brinde pode ser uma ótima ideia para uma estratégia de marketing e para uma abordagem de engajamento dos seus colaboradores. Trata-se de uma forma de encantar as pessoas e gerar um vínculo mais forte com elas — como de quem presenteia alguém conhecido.

 

Assim, é preciso entender quais são os tipos de brinde que se encaixam melhor no que a empresa deseja fazer. É importante atentar para alguns fatores também, como as etapas para finalizar a campanha e as dicas para adquirir o produto certo.

 

Para isso, a empresa pode usar elementos da gestão, como indicadores para mensurar resultados. Pode, dessa forma, otimizar constantemente o uso dos itens e garantir o melhor dos resultados.

 

Saiba mais sobre isso.

 

Tipos de Brinde: como decidir o melhor para sua estratégia?

 

Existem diversos tipos de brinde. A escolha depende da finalidade de uso na empresa.

 

A finalidade, por sua vez, depende do tipo de pessoa que vai receber aquele produto. Os itens variam bastante se são considerados para os clientes ou para os funcionários.

 

Brindes para clientes

 

Para os clientes, o foco é gerar valor com um item que seja útil e que gere um bom engajamento. A intenção é fidelizar as pessoas a partir de uma experiência que vai quebrar objeções e tornar a relação mais amigável.

 

Afinal, um brinde para um consumidor é como a marca decidindo presentear alguém querido. Esse tipo de ação é essencial para fortalecer as conexões.

 

Contudo, nesse caso, é preciso um planejamento específico para captar a demanda das pessoas. É necessário estudar bem o público-alvo, entender suas necessidades e descobrir como gerar o máximo de impacto no dia a dia.

 

É bom também definir agrupamentos de consumidores para segmentar ainda mais ações. Você pode enviar brindes específicos para cada conjunto de pessoas, de acordo com o perfil delas. 

 

Também é importante notar o período para evitar o envio de itens em momentos errados. Datas comemorativas e especiais são ótimos momentos, pois as pessoas já estão mais abertas para receber brindes e presentes.

 

Brindes para funcionários

 

Quando se trata dos funcionários, a mentalidade é outra. A ideia já passa a ser engajar as pessoas com geração de valor, bem como prepará-las para trabalhar bem.

 

Ou seja, boa parte dos itens escolhidos são elementos que auxiliam na produtividade do dia a dia. Além de engajar e de começar uma interação, os produtos ajudam a gerar retorno para a própria empresa.

 

Itens de boas-vindas com brindes podem ser utilizados para receber os novos colaboradores e melhorar o bem-estar deles. Desse modo, a marca já gera uma boa impressão e conquista seus funcionários no início da jornada deles.

 

Assim como no outro cenário, é fundamental conhecer bem os colaboradores e, sobretudo, pensar nos elementos necessários para a execução de seu cargo na empresa. 

 

Pense no que os funcionários gostariam de receber, de acordo com o seu perfil. É sempre bom buscar surpreender também, ir além das expectativas. 

 

Mas, vale a pena investir em tipos de brinde?

 

Por que investir em brinde

 

O uso de brindes como uma estratégia de marketing interno ou externo faz parte de uma nova mentalidade do marketing. Integra uma concepção da comunicação com foco maior em personalidade, em ações humanizadas, em criar conexões aprofundadas.

 

Nesse sentido, a empresa evolui de um simples mecanismo de vendas para um agente ativo, uma pessoa. Nesse sentido, cria laços de amizade e de relacionamento com as outras ao redor.

 

Os brindes podem, sim, ser usados como uma ferramenta de fidelização dos clientes, ao fim da jornada deles. É possível garantir que as pessoas voltem a comprar e queiram continuar no relacionamento, pois sempre lembrarão de como foram bem tratados.

 

Por outro lado, diferentes tipos de brindes reforçam o branding da empresa, principalmente quando são personalizados. Sua empresa pode imprimir a marca e divulgá-la por aí, gerando reconhecimento de marca e um grande impacto nas pessoas.

 

6 exemplos de tipos de brinde para usar na sua estratégia

 

Vamos falar agora sobre alguns tipos de brindes para usar.

 

1. Agendas personalizadas

 

As agendas personalizadas são ótimos recursos para quem deseja se organizar e conferir seus planos. É muito bom para pessoas ocupadas que precisam registrar atividades e eventos com muita antecedência. 

 

Uma agenda ajuda tanto na vida pessoal quanto na profissional, então é um tipo de brinde que serve para clientes e colaboradores.

 

2. Necessaires personalizadas

 

As necessaires são bons tipos de brinde para ajudar no transporte de elementos importantes para todo lugar. São indispensáveis para não esquecer aqueles itens importantes, portanto, se adaptam também a vários tipos de perfil.

 

3. Pastas personalizadas

 

As pastas personalizadas se encaixam como outra ótima opção para pessoas organizadas. Ajudam a gerenciar documentos e podem ser um atrativo visual para carregar para todos os locais.

 

4. Chaveiros

 

Os chaveiros personalizados sempre são úteis também. Ajudam a não perder as chaves e geralmente são itens que as pessoas gostam de personalizar, de acordo com seus gostos e interesses.

 

5. Squeezes

 

Oferecer boas squeezes é um baita diferencial. Pode auxiliar na conquista do cliente e no engajamento do colaborador, pois é um recurso indispensável para o dia a dia. 

 

6. Canetas

 

Para quem escreve com papel físico, as canetas personalizadas são muito importantes também. São itens legais de receber, pois assim a pessoa não precisará comprar em um local específico e perder seu tempo. 

 

Qual a importância da personalização dos brindes para seu negócio?

Exemplos de brinde

 

As pessoas carregarão a marca para todo local, o que faz mais pessoas entenderem aquele nome e aquela logo. A maior visibilidade se converte em consumidores lembrando do seu nome quando precisarem por algum motivo.

 

Vale destacar o poder da influência. Cada pessoa desempenha um papel de influenciador em um ciclo de amigos em um certo nível. Há as que são fortes influenciadoras, pois criam um estilo de vida que as outras tentam sempre imitar.

 

Quando essa pessoa utiliza um produto de uma marca X, essa marca é implicitamente recomendada para as pessoas.

 

O peso daquela recomendação é, naturalmente, maior do que outros tipos, de outros compradores com menor poder de influência.

 

Confira o nosso site e veja as opções de brinde personalizadas para fidelizar seus clientes e funcionários

Conclusão

Avaliar os tipos de brindes para oferecer em sua empresa é um passo importante. A partir disso, você é capaz de escolher a melhor opção e fidelizar seus clientes e colaboradores. 

 

É preciso escolher bem o tipo de fornecedor, entender qual é o momento ideal e saber como integrar essa entrega à sua estratégia maior. Da mesma forma, a análise dos resultados faz-se crucial também.